O Município

Dados geraisDemografia | IDH | Eleições Municipais | Localização | Hospedagem | Pontos turísticos |


A história de Arroio dos Ratos está ligada à exploração do carvão. A partir da descoberta do mineral em 1853, a cidade iniciou um importante ciclo econômico, permanecendo durante décadas, o principal pólo da indústria carbonífera brasileira.

Quando da desativação das minas, buscou-se outras alternativas de crescimento, atingindo o setor agropecuário, o comércio e a indústria.

Com uma área total de 425,9 Km² e uma população de pouco mais de 14.000 habitantes, o município estruturou seu distrito industrial de 70 hectares, para receber empresas das mais diversas áreas.

A economia da cidade se baseia principalmente na agricultura, especialmente na produção de madeira e melancia, ostentando o título de “Capital Nacional da Melancia”.

O nome curioso do município está ligado ao arroio que banha a cidade de um extremo a outro. Ao longo deste, pode ter havido grande quantidade de uma espécie de roedores, originando o nome do arroio e da cidade.

Na área de cultura e lazer, Arroio dos Ratos possui um balneário municipal e o Museu Estadual do Carvão que além de área verde para feiras e eventos, abriga a história da indústria carbonífera nacional.

Arroio dos Ratos localiza-se a apenas 55 Km da capital gaúcha, leste do Rio Grande do Sul, fazendo parte da Região Metropolitana de Porto Alegre, caminho do Mercosul.

Em 2017 o município de Arroio dos Ratos, completará 53 anos de emancipação política e vem colaborando no crescimento social, econômico e cultural do estado e do país.

Seja bem-vindo à Terra da Melancia!

Visite Arroio dos Ratos!